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O que é "bagagem danificada (avariada)"?

Bagagem danificada (avariada)

O passageiro, assim que retira suas bagagens na esteira no setor de desembarque, deve observar se alguma delas sofreu algum dano (avaria). Se isso ocorreu, deve procurar o balcão da companhia que se encontra nesse setor, e preencher a R.I.B. (Relatório de Irregularidade de Bagagem), informado todos os dados relativos à sua identificação.

Com isso, a companhia aérea tem o prazo de 7 (sete) dias para lhe procurar, e retirar essa bagagem para o conserto. Nesse caso, ela verificará se será possível consertar essa bagagem ou se restará apenas a opção de lhe oferecer outra semelhante, ou mesmo lhe reembolsar o valor dessa bagagem.

Agora, se ocorreu o extravio de sua bagagem, e a companhia a localizou e a trouxe a sua residência, e ainda assim constatar que há avarias em sua bagagem, você tem o prazo de 7 (sete) dias para reclamar por telefone ou qualquer outro meio à companhia aérea que houve tais danos, e ela terá novamente 7 (sete) dias para vir retirar sua bagagem e analisar se será ou não possível repará-la ou lhe reembolsar o seu valor.

Caso ainda assim a companhia aérea não resolva o seu problema, você passará a ter direito de ser indenizado, mediante à cobrança judicial dos danos sofridos.