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O que é "bagagem extraviada"?

Bagagem extraviada

Para que o passageiro tenha o direito a ser indenizado pelo extravio de sua bagagem, é fundamental que tenha reclamado no momento em que não encontrou sua bagagem na esteira, ainda no setor interno de desembarque. Nesse caso, o passageiro deve procurar o balcão que fica nesse setor, e preencher um formulário chamado R.I.B. (Relatório de Irregularidade de Bagagem), informado todos os dados relativos à sua identificação.

Uma vez preenchida o R.I.B., a companhia aérea tem o prazo de 7 (sete) dias em sendo um voo nacional, e 21 (vinte e um) dias se internacional, para localizar a sua bagagem. Contudo, se esse extravio se der em seu voo de ida, mesmo que a companhia não cumpra esses prazos, o passageiro terá direito a ser indenizado, tanto pelos problemas causados, como por todas as roupas que for obrigado a comprar para se manter no local em que se encontra.

Caso ainda assim a companhia aérea não resolva o seu problema, você passará a ter direito de ser indenizado, mediante à cobrança judicial dos danos sofridos.